Alunos do CECAF realizam provas do Encceja 2024; matrículas para novas turmas do EJA estão abertas

Exercícios simulados foram realizados no mês de julho para testar os conhecimentos dos alunos – Foto: Divulgação/CECAF

Estudantes de todo o país, entre eles 362 do CECAF, participaram no último dia 25 de agosto das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Com 895.512 inscritos, o exame oferece a certificação de ensino fundamental ou médio a jovens e adultos que não completaram essas etapas na idade adequada. Do total de inscritos, 754.267 (84,23%) buscam a certificação para o ensino médio, enquanto 141.245 (15,77%) visam à certificação do ensino fundamental. Profissional da limpeza, não perca tempo, matricule-se já e conclua os seus estudos.

Entre os participantes destacam-se os 362 alunos do Centro de Educação Continuada e Formação (CECAF), uma parceria entre o SIEMACO-SP, o SEAC-SP e a Abralimp, inscritos para ambos os níveis de ensino.

O Encceja, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é aplicado desde 2002 para avaliar o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. O exame é voluntário, gratuito e foi aplicado em dois turnos: manhã e tarde.

“O projeto de Educação Continuada-EJA, realizado em parceria entre o SIEMACO-SP e o SEAC-SP é de suma importância para a promoção de oportunidades e a redução das desigualdades sociais. Isso porque muitas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais, e a EJA oferece a elas a chance de retomar seus estudos, adquirir conhecimentos e habilidades, ampliando suas perspectivas. Portanto, é fundamental valorizar e fortalecer a Educação de Jovens e Adultos, reconhecendo seu potencial transformador na vida das pessoas”, disse a coordenadora Roberta Butolo.

Os temas das redações variaram conforme o nível de certificação. Para o ensino fundamental, os candidatos dissertaram sobre o “combate ao desperdício de alimentos”. Já os inscritos no ensino médio escreveram sobre “ações para combater as notícias falsas no Brasil”, temas atuais e de relevância social.

Resultados e certificação
Os resultados serão divulgados em dezembro e servirão como base para as secretarias de Educação e institutos federais certificarem os participantes. Segundo o Inep, o Encceja tem uma função “multidimensional” na educação brasileira, funcionando como uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos. “O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira”, destacou o órgão.

Além disso, o Inep ressaltou que o exame é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria da educação de jovens e adultos e à produção de indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Matrículas abertas
O CECAF já está com matrículas abertas para novas turmas do Programa de Educação Continuada (EJA). Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3660-0660 ou pelo WhatsApp (11) 94119-3069.

*Pelo jornalista Alexandre de Paulo; Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação/SIEMACO-SP

Veja abaixo alguns estudantes no dia da prova:

Estes posts podem te interessar: