Os riscos psicossociais no ambiente de trabalho têm recebido cada vez mais
atenção, especialmente com a recente atualização da Norma Regulamentadora
no 1 (NR1) pelo Ministério do Trabalho, que agora inclui esses fatores. Os riscos
psicossociais referem-se aos aspectos da gestão do trabalho e do seu contexto
social que têm potencial de causar danos psicológicos ou físicos aos
trabalhadores. Compreender e gerenciar esses riscos é essencial para promover
um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Este curso visa equipar os
participantes com o conhecimento necessário para identificar, avaliar e gerenciar
os riscos psicossociais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e
saudável.
Conteúdo:
- Definição de riscos psicossociais
- Entendimento do que são os riscos psicossociais e sua importância
no ambiente de trabalho. - Identificação de fatores de risco
- Discussão sobre fatores como cargas de trabalho excessivas, falta
de apoio social, insegurança no emprego e assédio. - Impactos dos riscos psicossociais
- Análise dos efeitos negativos sobre a saúde mental e física dos
trabalhadores, bem como sobre a produtividade. - Abordagens para a gestão dos riscos
- Estratégias e práticas recomendadas para mitigar os riscos
psicossociais através de políticas organizacionais e intervenções
específicas. - Papel da liderança e cultura organizacional
- Importância do comprometimento da liderança e da promoção de
uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos
empregados.
Carga Horária: 8 horas
Público Alvo: Liderança em Geral – Supervisores, Coordenadores, Gerentes,
Diretores, Analistas e Gestores de RH e DP.